terça-feira, 6 de julho de 2010

Vem aí a 10º Edição do FIT



Depois de muito suspense, finalmente foi divulgada a programação da 10º edição do FIT,
Festival Internacional de Teatro Palco & Rua de Belo Horizonte. A programação acontece de 5 a 15 de agosto mas antes mesmo da estréia, o cenógrafo Paulo Pederneiras, do Grupo Corpo, fará intervenções nas Praças 7, Tiradentes e da Savassi, com a proposta de olhar a cidade por outros ângulos.

Ao todo essa edição do FIT terá 180 apresentações em 47 espaços, inclusive os 18 centros culturais terão atividades nas nove regionais. A abertura oficial será às 20h30 do dia 5 de agosto, com apresentações do Teatro Sunil, da Suíça, com o espetáculo Donka, uma homenagem aos 150 anos de nascimento de Anton Tcheckov (1860-1904), dramaturgo russo considerado um dos mestres do teatro moderno.

No mesmo dia, depois da apresentação do espetáculo de palco, será apresentado na Praça da Estação, ao teatro aéreo do grupo argentino Puja, radicado na Espanha, "K@osmos".

Além de 13 espetáculos de 11 grupos internacionais – a Itália e a Espanha comparecem, cada uma, com duas companhias –, o público terá a chance de conferir a apresentação de nove grupos brasileiros, com espetáculos inéditos na capital.

Dos 15 grupos mineiros que vão participar do 10º FIT, 10 foram selecionados por edital público, enquanto Ponto de Partida, de Barbacena, e Amatrux, Officina Multimédia, Cia. SeraQuê? e Galpão, de Belo Horizonte, foram oficialmente convidados pela Fundação Municipal de Cultura.

Um espaço que será novidade no evento é o Espaço 104, da antiga 104 Tecidos, que se transformará no ponto de encontro do festival, com direito a intervenção em grafite do artista plástico Rogério Fernandes.

Outra novidade é a presença do ilustre Zé Celso, que volta a Belo Horizonte 39 anos depois da sua última apresentação em O banquete. Uma leitura do clássico A casa de Bernarda Alba, de Federico García Lorca, por sete bailarinos da Compañia Ballet Flamenco, do espanhol Antonio Canales é uma das atrações que encerra o evento.

Última novidade: Nessa edição serão vendidos ingressos pela internet, que custarão R$ 24 (inteira) e R$ 12 (meia-entrada) – com direito a pacotes promocionais, será realizada no período de 19 a 29 deste mês, em endereços ainda a serem anunciados.


(Indico matéria do Ailton Magioli, para o Estado de Minas, em 06/07/2010.)