sexta-feira, 25 de setembro de 2009

till, a saga de um herói torto

foto: blog "quarando eu"


o "galpão" é um dos meus maiores (e poucos) orgulhos de ser mineiro, em se tratando de teatro. muito diferente do que temos visto em belo horizonte, o grupo aposta em montagens, eu diria, menos bobas, com resgate de bons textos, muita pesquisa e muito trabalho de estudo, saindo da linha dos grupos que procuram montar qualquer coisa que "venda", nesse mercado pouco criterioso que é o nosso.

o grupo de 27 anos de existência, que já teve montagens dirigidas por gabriel vilela, cacá de carvalho e paulo josé, foi aclamado pela sua última grande montagem, "romeu e julieta", sucesso até em londres, no globe theatre.

na última montagem, "till", o grupo faz um trabalho apresentando ao público um belíssimo teatro de rua. embora a idéia de teatro de rua nos remeta a montagens simples onde a maior preocupação do grupo geralemnte é se fazer "ser ouvido", "till" vem com uma mega produção e uma ótima preparação dos atores, que interpretam, cantam e tocam instrumentos no espetáculo, além dos efeitos de cena.

a trama se passa na idade média, numa discussão entre deus e o diabo, que embatem sobre a consciência humana, se esta prevalece se ao homem fosse retirado algumas de suas principais qualidades. o texto é uma viagem filosófica, histórica e de bom gosto cênico. vale pontuar os momentos em que os atores interagem com a platéia, sem aquele climão de constrangimento e de pessoas temendo se fazer de ridículas.

só pra lembra, no elenco, minha estrela preferida de grandeza maior, inês peixoto.

recomendo!

serviço:

"till, a saga de um herói torto"

dia 27 de setembro (2009);
quinta da boa vista
rio de janeiro
16:00

22 a 25 de outubro (2009) e 31 de outubro a 1º de novembro (2009);
locais e horários: a confirmar (assim que confirmar, aviso)
são paulo
entrada franca