quinta-feira, 20 de agosto de 2009

el cid

foto: divulgação


"El Cid", ou "Senhor Batalhador", é o apelido de Rodrigo Diaz de Bivar, um nobre castelhano que viveu no século XI e se tornou um dos maiores heróis da história da Espanha.
Ao longos dos dois séculos que se seguiram à sua morte, os cantadores exaltaram as façanhas de Rodrigo por cortes e castelos, por praças e feiras informando aos nobres e à gente simples sobre a heróica vida do cavaleiro a quem cristãos e mouros chamavam de Cid Campeador ou Senhor Batalhador.
As canções do Cid cantadas ao longo do tempo se perderam, mas um desconhecido fez com que essa história chegasse até nós escrevendo seus 3730 versos que compõe o "Poema do Cid".
A construção do Residencial "El Cid" e a curiosidade de seus operários pela história do nobre cavaleiro é o mote do espetáculo inspirado na peça "Cid" do dramaturgo francês Pierre Corneille (1606-1684), onde o jovem Rodrigo vive o dilema de vingar seu velho pai de uma grande ofensa de seu futuro sogro e perder para sempre sua amada Ximena.
Cia Forte tem também em seu repertório os espetáculos "O Alienista", "Travessuras na Travessia" e é co-realizadora do "K-iau em Cena-Festival Nacional de Teatro de Araçuaí/MG".
O espetáculo tem direção e texto final de Carlos Delgado e no elenco Lucas Ferreira, Gláucia Enes, Daniel Furtado e Adão Magela. A concepção plástica é de Márcio Gato e a iluminação de Daniel Furtado.

A montagem originalmente concebida para teatro de rua foi contemplada com o prêmio Myrian Muniz da Funarte que objetiva apoiar financeiramente a produção de grupos independentes de teatro, e a consolidação de companhias já existentes.

Serviço - sábados e domingos, às 19:00
Centro Cultural da UFMG
Avenida Santos Dummond, 174 - centro - Belo Horizonte
Tel (31) 3238-1079