quarta-feira, 4 de novembro de 2009

"quem casa quer casa". clássico de martins pena em cartaz

foto: divulgação


sou fascinado pelos textos de martins pena e isso não é novidade pra muita gente que me conhece. costumo chamá-lo de shakespeare brasileiro e fico imensamente satisfeito quando me deparo com alguma peça dele em cartaz, coisa que raramente acontece...

...e quando acontece, preciso gritar aos quatro cantos. sendo assim, pessoal não deixem se assistir "quem casa quer casa", de martins pena, de 04 a 08 e de 14 e 15 de novembro, no teatro joão ceschiatti, no palácio das artes.

na verdade o espetáculo não é a obra original (infelizmente), mas trata-se de uma montagem baseada na obra do amado mestre. a trama conta a história de uma família que é surpreendida pelo pedido de casamento da filha por dois pretendentes. o pai, a mãe e a filha rebelde, passam a viver um conflito de relacionamentos entre a sedução física e financeira dos futuros genros. a direção é de márcio machado.

serviço:
quem casa quer casa
teatro joão ceschiatti
de 04 a 08 e de 14 e 15 de novembro
quarta a sábado às 21h, domingo às 20h - 14/11 às 21h e 15/11 às 20h
classificação: 12 anos
informações: 3236-7400

tá feito o convite.

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

"primeiro sinal" democratiza informação sobre teatro



foto: "rato do subsolo ou o ódio impotente" - divulgação

uma incrível iniciativa celebra uma perfeita parceria. o centro de pesquisa e memória do teatro do galpão cine horto em parceria com a puc-minas, através de sua pró-reitoria de extensão, lançaram o site "primeiro sinal".

o espaço propõe a democratização do conhecimento e o compartilhamento de informações sobre teatro.

realmente faltava um espaço desse naipe dedicado ao teatro.

acessem o "primeiro sinal" e divulguem.

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

till, a saga de um herói torto

foto: blog "quarando eu"


o "galpão" é um dos meus maiores (e poucos) orgulhos de ser mineiro, em se tratando de teatro. muito diferente do que temos visto em belo horizonte, o grupo aposta em montagens, eu diria, menos bobas, com resgate de bons textos, muita pesquisa e muito trabalho de estudo, saindo da linha dos grupos que procuram montar qualquer coisa que "venda", nesse mercado pouco criterioso que é o nosso.

o grupo de 27 anos de existência, que já teve montagens dirigidas por gabriel vilela, cacá de carvalho e paulo josé, foi aclamado pela sua última grande montagem, "romeu e julieta", sucesso até em londres, no globe theatre.

na última montagem, "till", o grupo faz um trabalho apresentando ao público um belíssimo teatro de rua. embora a idéia de teatro de rua nos remeta a montagens simples onde a maior preocupação do grupo geralemnte é se fazer "ser ouvido", "till" vem com uma mega produção e uma ótima preparação dos atores, que interpretam, cantam e tocam instrumentos no espetáculo, além dos efeitos de cena.

a trama se passa na idade média, numa discussão entre deus e o diabo, que embatem sobre a consciência humana, se esta prevalece se ao homem fosse retirado algumas de suas principais qualidades. o texto é uma viagem filosófica, histórica e de bom gosto cênico. vale pontuar os momentos em que os atores interagem com a platéia, sem aquele climão de constrangimento e de pessoas temendo se fazer de ridículas.

só pra lembra, no elenco, minha estrela preferida de grandeza maior, inês peixoto.

recomendo!

serviço:

"till, a saga de um herói torto"

dia 27 de setembro (2009);
quinta da boa vista
rio de janeiro
16:00

22 a 25 de outubro (2009) e 31 de outubro a 1º de novembro (2009);
locais e horários: a confirmar (assim que confirmar, aviso)
são paulo
entrada franca

quinta-feira, 20 de agosto de 2009

el cid

foto: divulgação


"El Cid", ou "Senhor Batalhador", é o apelido de Rodrigo Diaz de Bivar, um nobre castelhano que viveu no século XI e se tornou um dos maiores heróis da história da Espanha.
Ao longos dos dois séculos que se seguiram à sua morte, os cantadores exaltaram as façanhas de Rodrigo por cortes e castelos, por praças e feiras informando aos nobres e à gente simples sobre a heróica vida do cavaleiro a quem cristãos e mouros chamavam de Cid Campeador ou Senhor Batalhador.
As canções do Cid cantadas ao longo do tempo se perderam, mas um desconhecido fez com que essa história chegasse até nós escrevendo seus 3730 versos que compõe o "Poema do Cid".
A construção do Residencial "El Cid" e a curiosidade de seus operários pela história do nobre cavaleiro é o mote do espetáculo inspirado na peça "Cid" do dramaturgo francês Pierre Corneille (1606-1684), onde o jovem Rodrigo vive o dilema de vingar seu velho pai de uma grande ofensa de seu futuro sogro e perder para sempre sua amada Ximena.
Cia Forte tem também em seu repertório os espetáculos "O Alienista", "Travessuras na Travessia" e é co-realizadora do "K-iau em Cena-Festival Nacional de Teatro de Araçuaí/MG".
O espetáculo tem direção e texto final de Carlos Delgado e no elenco Lucas Ferreira, Gláucia Enes, Daniel Furtado e Adão Magela. A concepção plástica é de Márcio Gato e a iluminação de Daniel Furtado.

A montagem originalmente concebida para teatro de rua foi contemplada com o prêmio Myrian Muniz da Funarte que objetiva apoiar financeiramente a produção de grupos independentes de teatro, e a consolidação de companhias já existentes.

Serviço - sábados e domingos, às 19:00
Centro Cultural da UFMG
Avenida Santos Dummond, 174 - centro - Belo Horizonte
Tel (31) 3238-1079